quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cabral entra para rall dos Pernambucanos que já venceu um GM!!

Além de vencer o forte GM Cubas do Paraguai, ele também teve a melhor performance entre os não titulados ficando só abaixo dos GMs, MIs e MFs!!

Você é um dos grandes orgulhos da FPEX!

Parabéns e esperamos que logo realize todos os seus sonhos de enxadrista!!


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FESTIVAL MAURICIO HORTA 2015 - RESULTADOS


Aconteceu entre os dias 17 e 18, no Clube Português, em Recife, o Festival Maurício Horta, em homenagem ao multi-campeão Antônio Maurício Rios Horta, que prestigiou a competição.
O Festival, que contou com um torneio Sub-18 e um aberto, teve a participação de atletas de 4 estados da federação, e ainda duas presenças internacionais, a do espanhol Nicolas Galego Picasso e do colombiano Ariday Mosquera, tendo o total de 16 inscritos para o torneio sub-18 e 58 para o Aberto.
No sábado, sagrou-se campeão o atleta de Paulo Afonso-BA, Erick Feitosa da Silva, com 100% de aproveitamento, seguido de Álvaro Cristiano Miguel Sousa, de Petrolina-PE e Gabriel Victor da Silva Araújo, de Recife. Ao final da competição, os 10 primeiros colocados ainda tiveram a oportunidade de participar de uma simultânea com o homenageado, Maurício Horta que, aos 82 anos, encarou o desafio e venceu 7 das 10 partidas, perdendo apenas para os três primeiros colocados.
Já ontem, no aberto, os destaques foram as presenças do Mestre Internacional pernambucano Yago Santiago e do Mestre Fide Vinícius Tiné Martins. O torneio foi disputado em duas etapas, a primeira, um torneio suíço classificatório em 7 rodadas, que classificou 6 jogadores para a fase final do torneio e mais 8 jogadores para a disputa do 7° lugar, que ficou com o alagoano Jayme Miranda.
Já na final, realizado num sistema Schuring de emparceiramento, o título ficou o MI Yago Santiago, que venceu todas as partidas da final. Na segunda posição, o recifense Benone Lopes, com apenas uma derrota, e em terceiro, o economista e MF Vinícius Tiné. As premiações, entretanto, foram além do pódio tradicional, e foi seguida pelo bicampeão alagoano José Ferreira Azevedo Júnior, em 4°, o campeão pernambucano ativo 2011 Lúcio Roberto Santos Pacífico, em 5°, e o atual vice-campeão pernambucano blitz André Felipe de Lima Cardoso, em 6°.
Na cerimônia de premiação, além do organizador do evento e presidente da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX), Carlos Capivara, estiveram presentes o presidente da Federação Cearense de Xadrez (FCX), Licínio Correa, e claro, o homenageado do evento, Maurício Horta.
Acompanhem as fotos do Amigo Aristofanes Carvalho (CLIQUE AQUI)


















domingo, 11 de janeiro de 2015

FESTIVAL MAURICIO HORTA ACONTECE NO PROXIMO FIM DE SEMANA - 17 E 18/01

PRÓXIMO FIM DE SEMANA PERNAMBUCO TERÁ DOIS GRANDES EVENTOS, NO SÁBADO (SUB 18) E DOMINGO (ABERTO A TODAS AS IDADES)  REGADO DE XADREZ COM  O PROFESSOR MAURICIO HORTA.

ACOMPANHEM OS FOLDERS

TORNEIO SERÁ REALIZADO NO RESTAURANTE BARCELLOS NO CLUBE PORTUGUES




quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Petrolina

Venha Conhecer Petrolina!!!

petrolina-foto-da-cidade

Petrolina é a maior cidade do sertão de Pernambuco, uma cidade que apesar oferecer muitas atrações para o turista é pouco explorada, então conheça um pouco mais desta cidade que tem um agradável clima e muitas belezas naturais.



Principais pontos turísticos de Petrolina – PE

Rio São Francisco.

Rio São Francisco é o principal cartão postal da cidade, ele leva vida a cidade de Petrolina, através de sua águas a cidade fertilizou as suas terras e começou a produzir diversas variedades de frutas, a principal delas é a uva, Petrolina é muito conhecida por ter vinhos de ótima qualidade.
Rio São Francisco também proporciona ao visitante diversas opções de lazer e diversão, em Petrolina as margens do rio recebem o nome de Praia por conta da imensidão do rio. É possível praticar esportes aquáticos e fazer passeios de Catamaran, a orla do rio São Francisco também é bastante visitada e organizada, tornando este que é um dos maiores rios do Brasil em um existente ponto turístico.

ILHA DO RODEADOURO

  
É uma das principais opções de lazer no município. Situa-se no centro do leito do Rio São Francisco, próxima à Ilha do Massangano. Sua praia é formada por areias finas e douradas, havendo grande concentração de bares e pequenos restaurantes. Dispõe de áreas para banho, energia elétrica, telefone, banheiros, travessia de barco 24 horas, piers de embarque e desembarque, espaço para a prática de esportes na areia, passeios de barcos, aluguel de barracas, bem como comidas típicas, principalmente, peixes pescados no Rio São Francisco, a exemplo do peixe assado na folha de bananeira e acarajé da Bahia.

Aeroporto de Petrolina

  

Barragem de Sobradinho

Pontos Turísticos em Petrolina - sobradinho
Construída no Rio São Francisco a Barragem de Sobradinho recebe o titulo de ser “o maior lago artificial do mundo em espelho d’água”, sua área chega a medir aproximadamente 4.214 km2.

Museu do Sertão
Pontos Turísticos em Petrolina - museu do certão 

Um excelente Ponto Turístico de Petrolina, onde você irá conhecer mais de perto a cultura local e a Nordestina, no local estão expostos mais de 3 mil objetos interessantes que fazem parte do costumes dos sertanejos. A estrutura física do museu está precisando de uma maior atenção, porém não anula a riqueza cultura do lugar. Esse passeio pode ser realizado por toda a família.

 CATEDRAL DE PETROLINA

catedral-petrolina
Projeto arquitetônico em estilo neo-gótico, belos vitrais franceses e valiosas imagens sacras. Sua construção data de 1925 e foi inaugurada a 15 de agosto de 1929, quando Petrolina tinha aproximadamente cinco mil habitantes. Obra do extraordinário 1º Bispo de Petrolina, Dom Malan.

ANTIGA PETROLINA

petrolina-antiga
O atrativo da antiga cidade são as casinhas de cores diferentes uma colada à outra. Aqui um pouco da arquitetura histórica da cidade pode ser vista. Deixa a desejar este local ser mal explorado para o turismo pelas autoridades. Muitas das casas estão mal cuidadas.

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 

petrolina-estacao-ferroviaria
Inaugurada em 1923, a sua construção evidencia o gosto neoclássico e neocolonial. Tombada pelo Patrimônio Histórico-Cultural, após restauração, abriga, hoje, a sede da Fundação Cultural de Petrolina. Para quem gosta de história, a antiga estação é um ponto turístico que não pode ser perdido. A estação está bem conservada.

 ILHA DO FOGO

Pontos Turísticos em Petrolina - ilha vermelhaA Ilha do Fogo é muito visitada, principalmente no fim da tarde, é de lá que se tem uma das mais belas vistas do por do sol no velho rio Chico, como e carinhosamente chamado pelos moradores. Você também pode aproveitar para mergulhar nas águas do velho Chico. O local é muito tranquilo, com boa infraestrutura, apesar do acesso difícil, pois só é possível fazê-lo a pé.

Navegando no Rio São Francisco

 
Navegar em suas águas, conhecer as suas belas ilhas – Rodeadoro, Culpe o Vento, Santa Maria, Ilha do Fogo, entre tantas – e, à noite, desfrutar da sua bela orla. O rio São Chico é muito bonito dos dois lados: Petrolina e Juazeiro. O rio é muito respeitado pela população local, que sabe a importância deste gigante para a vida da cidade.

ANA DAS CARRANCAS

Ana das Carrancas: Artesã, já falecida, é uma das referências da cidade -
As carrancas – caras assustadoras colocadas na frente das embarcações – são típicas da cidade.  Entre os trabalhos mais expressivos estão os da artesã Ana das Carrancas, falecida em 2008. Na releitura feita por ela, as imagens feitas de barro ganharam traços humanos e olhos vazados, em homenagem ao marido, cego de nascença.

BODÓDROMO

Bododromo
Criado em 2000 é um complexo gastronômico ao ar livre que possui restaurantes onde, no início, vendia-se bastante carne de bode e atualmente está sendo comercializado, principalmente, a carne de carneiro pelo fato da mesma ser mais macia e apreciada pelos consumidores em geral. Tem carneiro e bode em diversos pratos: lingüiça, buchada, sarapatel, pizza de bode, cozido e o carneiro assado que é a opção tradicional; todos, sempre servidos com uma variedade de acompanhamentos típicos da região (macaxeira, arroz, feijão de corda, purê de macaxeira). São servidos, inclusive, pratos diferenciados para aqueles que não gostam do bode ou carneiro, mas está acompanhando a família ou grupo, sendo assim lá encontram-se massas, carnes brancas, Kafka, dentre outras.
Os vinhos finos produzidos na região do Vale do São Francisco também entraram no cardápio como acompanhamento oficial do carneiro.
Além da culinária e bom atendimento, o espaço oferece conforto, segurança, estacionamento, área para shows e quiosques de artesanato.