quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Equipe de Xadrez do IFPE É Campeã Nacional do JIF



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco é um tradicional celeiro de enxadristas no estado, tendo passado por suas salas alguns dos atletas de maior expressão no atual cenário do Xadrez pernambucano, como os irmãos Yoshio e Hiroshi Hiramine, Arthur Moura, Avner Augusto, Douglas Costa e Douglas Barbosa. Entretanto, pela primeira vez na história, o IFPE chegou ao topo da modalidade nos Jogos dos Institutos Federais.

Realizado entre 11 e 15 de novembro em Goiânia, os Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nacional – reuniu as melhores equipes de cada região do país, em diversas modalidades. No xadrez masculino, os representantes foram os pernambucanos, que após conquistarem a Etapa Nordeste da competição (Enxadristas do IFPE Vencem a Etapa Nordeste do JIF 2015), ganharam também a oportunidade de representar a região na competição nacional, juntamente com a equipe feminina do Rio Grande do Norte.

O torneio, realizado em sistema Grand Prix, foi formado por dois torneios independentes: na primeira parte, em sistema Schuring de emparceiramento, as equipes representantes de cada região se enfrentaram e, conforme a classificação final, as equipes receberiam uma dada pontuação, de acordo com sua posição na tabela (1°. 30 pontos; 2°. 25 pontos; 3°. 20 pontos; 4°. 15 pontos, 5°. 10 pontos); já na segunda parte da competição, foi realizado um torneio individual, de maneira que os 10 primeiros colocados também receberiam uma pontuação de acordo com sua posição na tabela final (1°. 15 pontos; 2°. 12 pontos; 3°. 10 pontos; 4°. 8 pontos;… 10°. 1 ponto), e a equipe campeã seria aquela que obtivera o maior somatório de pontos nas duas competições.

Liderados pelo psicólogo da Instituição, Kênio de Salles Menezes, os atletas Lucas Geraldo Cilento, José Ricardo G. de Santana, Gabriel Victor da Silva Araújo e Jair Arruda (de Recife) e Leonardo Lohan Medeiros (de Afogados da Ingazeira), começaram o torneio por equipes com duas vitórias significativas: Pernambuco 4 x 1 Santa Catarina (campeões da Etapa Sul) e Pernambuco 4,5 x 0,5 São Paulo (Campeões da Etapa Sudeste). No segundo dia de competição, mais duas vitórias, dessa vez contra os representantes do Centro-oeste e do Norte: Pernambuco 5 x 0 Brasília e Pernambuco 3,5 x 1,5 Rondônia, vitórias que deram a equipe nordestina a liderança isolada da competição, seguido por Santana Catarina, Rondônia, São Paulo e Brasília.

O campeonato, entretanto, ainda não havia sido decidido, faltando o torneio individual, que poderia mudar os rumos da conquista. Em sistema suíço de emparceiramento, os pernambucanos não deram chances e conquistaram os 5 primeiros lugares: 1°Lucas Geraldo Cilento; 2° Gabriel Victor de Araújo; 3° José Ricardo G. de Santana; 4° Jair Arruda e 5° Leonardo Lohan de Medeiros.





No somatório geral da competição, a equipe fez, pela primeira vez na história da competição, a máxima pontuação, não podendo jamais ser ultrapassada. Dessa forma, além do título de campeã por equipes, os atletas truxeram para Pernambuco as 3 medalhas do torneio individual por equipes e o troféu de campeão geral do Xadrez Masculino do JIF 2015.