domingo, 8 de novembro de 2015

Enxadristas do IFPE Vencem a Etapa Nordeste do JIF 2015


A equipe masculina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, um dos maiores celeiros de enxadristas do estado, venceu no final do mês de outubro, os Jogos dos Institutos Federais, realizado de 27 a 29, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

A equipe, formada por 5 atletas da Instituição (Gabriel Victor de Araújo, Lucas Geraldo Cilento,  Jair Arruda e Ricardo Santana, do Campus Recife, e Leonardo Medeiros, do Campus Afogados da Ingazeira, todos dirigidos pelo psicólogo do IFPE, Kênio Menezes) todos com até 19 anos, superaram os atuais campeões nacionais (a equipe potiguar),  e sagrou-se pela primeira vez na história do estado, campeões dos JIFs na categoria masculina.

A competição, que na categoria masculina reuniu 6 equipes (além de Pernambuco e Rio Grande do Norte, também competiram as equipes dos IFs do Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba), foi realizado em sistema Grand Prix, com um torneio por equipes e um torneio individual, onde o maior somatório de pontos nos torneios independentes, renderia o título para uma das equipes.

Nas primeiras rodadas, três equipes tomaram distância: Rio Grande do Norte, atuais campeões regionais e nacionais, seguido por Pernambuco e Paraíba. Entretanto, no último dia de competições por equipes, o time da Paraíba acabou por sofrer duras derrotas para as equipes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, ficando mais distante da  disputa pelo título. Na última e decisiva rodada, o embate mais esperado, e que colocaria à frente uma das equipes: Pernambuco x Rio Grande do Norte. 

E a importância do duelo se refletiu nos tabuleiros, com partidas emocionantes e decididas nos últimos e derradeiros segundos, o placar terminou em 2,5 a 2,5, empatando além do match, a pontuação das duas equipes no torneio, cada uma com 4 vitórias e 1 empate.

O critério de desempate, como predizia o regulamente da competição, era o somatório de pontos feitos pelas equipes durante o torneio, e por 0,5 ponto, a equipe pernambucana levou o título da competição por times, abrindo 5 pontos de vantagem sobre a equipe potiguar e 10 pontos em relação a equipe paraibana, que fechou na terceira posição.

A competição, entretanto, ainda não estava resolvida. O peso do torneio individual era grande e poderia mudar os rumos da disputa. Entretanto, os atletas pernambucanos não se deixaram enganar pela vantagem e dominaram as primeiras mesas, colocando 4 de seus atletas na zona de classificação, que ia até o 10° colocado, tendo o pódio formado por Luiz Antônio da Silva Tomaz, da Paraíba, Gabriel Victor de Araújo e Leonardo Medeiros, ambos da equipe Pernambucana.


E após a disputa individual, a equipe pernambucana abriu ainda mais vantagem em relação a sua principal concorrente e sagrou-se pela primeira vez campeã dos Jogos dos Institutos Federais na modalidade xadrez, ganhando também a vaga para representar a região Nordeste na Etapa Nacional da competição, que começa já no dia 11 de Novembro, em Goiânia.  





Nas redes sociais, a Federação Potiguar de Xadrez declarou: 

Parabéns à equipe da IFPE, que foi o destaque da modalidade de Xadrez dos JIFs Nordeste, uma vez que venceu a Bicampeã Nacional IFRN e classificou para representar a Região na Etapa Nacional. Parabéns ao Profº Kênio pela dedicação ao treinar e incentivar seus alunos, foi batalhador e perseverante em seu objetivo de conquistar a vaga, levando seus alunos para jogar torneios sérios visando o melhoramento técnico dos mesmos. Trouxe sua delegação para todos os IRTs clássicos realizados pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez. Parabéns ainda para o dinâmico Hiramine Yoshio, que além de estudante foi também um importante assistente do Profº Kênio.