sexta-feira, 2 de outubro de 2015

UNEX é a Campeã Pernambucana de Xadrez por Equipes 2015


Realizado no último domingo, 27, o Campeonato Pernambucano por equipes foi um dos maiores eventos do Xadrez Pernambucano em 2015.


A maior construção já feita em nome do xadrez pernambucano, a Biblioteca Estadual de Xadrez Christiano Lyra, contou no último domingo com a participação de 13 equipes, com um total efetivo de 65 atletas, além de curiosos e convidados que prestigiaram o evento, como foi o caso do Vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o MF Marco Antônio Hazin Asfora.

O torneio, obteve grande adesão da comunidade enxadrística do estado, podendo conceder de maneira meritória o título de campeão pernambucano de Xadrez por equipes.

Classificação Geral Completa







Nos tabuleiros, a grande favorita ao título, a União dos Estudantes de Xadrez, UNEX, despontou já no começo, deixando para trás as suas principais concorrentes, como a equipe representante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a equipe South Park 13, as quais derrotou.

Correndo por fora, já na quarta rodada, a equipe representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) vinha lutando pela liderança com a UNEX, e nos tabuleiros, a mini-decisão adiantada terminou com o placar de 2,5 a 2,5, com as duas equipes duelando pela ponta do torneio.

O desempate, entretanto, veio logo na rodada seguinte, após perder por 3,0 a 2,0 para a equipe Eternos Aprendizes, capitaneada por Carlos Braga, e com a vitória da UNEX sobre a equipe da UFPE por 4,0 a 1,0, a equipe IFPE ficou para trás na briga e se juntou às demais equipes na briga pelo pódio, enquanto que a UNEX, a essa altura, já abrira distância em relação às outras equipes e dependia apenas de si para levar o troféu de Campeã Pernambucana por Equipes 2015.



E assim foi. Mostrando-se a equipe mais equilibrada e regular durante o torneio, a UNEX venceu sua última rodada contra a equipe CBeX-Bezerros pelo placar de 5,0 a 0,0 e sagrou-se a equipe campeã pernambucana de 2015. Pelo mesmo placar, a equipe IFPE, do capitão Lucas Cilento, venceu a equipe CXPC-Cabo e chegou na segunda posição, superando as expectativas. Já na terceira posição, a equipe South Park 13, que com seu líder Armando Vasconcelos, venceu metade de seus matchs e terminou na mesma posição em que se apresentava no pré-ranking da competição.



Além do campeonato absoluto, ocorreu paralelamente o Campeonato Pernambucano de Xadrez por Equipes modalidade Feminina, que contou com duas equipes: a equipe Caíssa, formada majoritariamente por alunas do IFPE-Recife, e a equipe UFPE, que representava a ala feminina do xadrez universitário. A vitória ficou com a equipe Caíssa, que após 4 confrontos obteve o maior somatório de pontos e levou o troféu.





Já na premiação do absoluto, um espaço foi aberto para premiar primeiramente as duas equipes sub-18 que participaram da competição e foram colocadas de acordo com suas classificações gerais no torneio absoluto: a equipe IFPE-HGP (Ouro no Sub-18) e a equipe IFPE-Sub-18 (Prata na mesma categoria).



Ainda antes da entrega do troféu às equipes campeãs, os melhores jogadores de cada tabuleiro também receberam premiações por suas contribuições dentro da equipe, e os premiados foram: no 5° tabuleiro, o Vice-presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Louis Lins, da equipe South Park 13, com 5,0/6,0 pontos; já no tabuleiro 4, o premiado foi da equipe CBX-Bezerros, José Erivaldo dos Santos, com 4,0/6,0; no tabuleiro 3, o atual bicampeão pernambucano absoluto, o MN Rafael Cabral, com o segundo melhor desempenho da competição com 5,5/6,0, também da UNEX; na mesa 2, defendendo a equipe do IFPE, o atleta Ricardo Santana chegou à frente com 5,0/6,0, e fechando a equipe de premiados, o atual campeão de blitz do Nordeste e pré-ranqueado número 1 da competição, o MN Benone Lopes, também da UNEX, único com 100% de aproveitamento.



Com tantos atletas premiados individualmente e possuindo uma equipe constante dentro dos tabuleiros, a UNEX recebeu mais uma vez o título de melhor equipe de Xadrez de Pernambuco no ano de 2015, seguidos pela equipe IFPE e pela equipe South Park 13x.

Equipe South Park 13x (Terceira colocação)
Equipe IFPE (Segunda Colocação)


Equipe UNEX (Primeira colocação) - MN Benone Lopes, Carlos Capivara, Breno Daniel, MN Rafael Cabral e Rogério Menezes



Esse evento foi uma idealização da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX) e a revolução no Xadrez de Pernambuco não deve parar.