segunda-feira, 8 de junho de 2015

IFPE Leva Caravana a Natal e Traz Título do VIII IRT da Academia Potiguar


Aconteceu entre os dias 05 e 07 de junho, na cidade do Sol, o VIII IRT da Academia Potiguar de Xadrez em ritmo clássico. Tendo a participação efetiva de 37 atletas, dos quais 14 fazem parte do clube de xadrez do Instituto Federal de Pernambuco-Campus Recife, o torneio promoveu a interação entre os jogadores locais e mais uma acirrada disputa na já conhecida rivalidade enxadrística entre os estados nordestinos.

Entre os favoritos, vários jogadores locais, com destaque para as presenças do FM e vice-presidente administrativo da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Macedo, e para o atual campeão do tradicional Memorial Bobby Fischer, Vitor Firmo.

O favoritismo, entretanto, não diminuiu a vontade pernambucana de chegar ao título, e foi o que aconteceu. Em uma incrível atuação com 5 pontos em 5 rodadas, o pernambucano Rodrigo Yoshio Hiramine trouxe para Recife a medalha de ouro do torneio, deixando para trás os seus principais adversários e escrevendo mais uma página na história do xadrez do estado, do IFPE e da longa rivalidade entre Pernambuco e Rio Grande do Norte dentro das 64 casas. 

Já o restante do pódio foi preenchido por dois jogadores locais. Representando a UFRN, Vitor Firmo e Lucca Lucas só não tiveram desempenho melhor que o do pernambucano e, no desempate, desbancaram Ricardo Hiroshi (irmão do campeão) e o também Ifpeano Douglas Costa.

Mais não parou por aí. O torneio, além de distribuir medalhas e premiações para os primeiros colocados gerais, ainda premiou os atletas dentro de algumas categorias, como estudantil, universitário e feminino.

Mostrando mais uma vez a força do xadrez universitário no Brasil, os três primeiros colocados foram também os três primeiros da categoria universitária e receberam medalhas em dose dupla. Além disso, Pernambuco ainda levou prêmios na categoria estudantil, com o bronze de Gabriel Araújo, e na categoria feminina, com a dobradinha na terceira e segunda posição, com Bruna Roberta e Manoela Lyra, respectivamente, enquanto que aqui, o título ficou em casa, com a enxadrista Carolina Alves. 

Outra participação importante foi a do jovem e promissor enxadrista Marco Antônio Sena que inclusive teve de comemorar o seu aniversário no meio de mais um torneio de xadrez.



Confira os primeiros colocados do torneio:


Classificação completa e emparceiramento: AQUI
Confira imagens do torneio (Créditos: Xadrez Potiguar):