segunda-feira, 22 de junho de 2015

Homenagem da Federação Pernambucana de Xadrez ao Aniversário do MF Vinícius Tiné



O xadrez pernambucano vive hoje mais um dia especial. Em meio a uma época tradicionalmente de festas, temos mais um motivo para comemorar, pois é hoje, 22 de junho, o aniversário do Mestre pernambucano Vinícius Tiné Martins.

Mesmo sem muita atividade nos últimos meses (devido a envolvimentos acadêmicos – ele que também é economista), Tiné ainda é tido como uma das principais referências do xadrez estadual e nordestino, além de possuir diversos títulos nacionais e participações em torneios fora do país.

Apesar da pouca idade (26 anos hoje), Tiné já é bi-campeão pernambucano (nos anos de 2006 e 2007) e foi um dos primeiros atletas do estado a conquistar a tão sonhada norma de mestre FIDE, que veio em 2008 (antes mesmo do MI Yago Santiago, que conquistou tal norma em 2009). Além disso, Tiné agrega ao seu currículo diversos títulos por categoria, como o campeonato brasileiro Sub-18, em 2007, além de ser multi-campeão dos jogos universitários brasileiros, o que lhe concedeu renome nacional e a oportunidade de participar de torneios fora do país, como em Portugal e Rússia.

Mesmo já sendo um dos orgulhos de xadrez pernambucano por suas conquistas, Tiné ainda é engajado em desenvolver o xadrez escolar no estado, tendo dado aulas, palestras e simultâneas em Instituições da região com o intuito de fomentar ainda mais a prática do esporte.

Por tudo isso, a Federação Pernambucana de Xadrez tem o orgulho de parabenizar e agradecer a Vinícius Tiné por suas conquistas e por colocar o nome de Pernambucano na história do xadrez nacional brasileiro.