domingo, 17 de maio de 2015

Pernambucana Ramyres Coelho é a Mais Nova Campeã Brasileira Sub-18


Do único estado do Norte-Nordeste do país com representante na etapa final do Festival Nacional da Juventude (FENAJ), saiu a mais nova campeã brasileira sub-18.

Realizado entre os dias 14 e 17 de maio, na cidade catarinense de Lages, o Festival Nacional da Juventude reuniu os mais fortes jogadores das categorias Sub-16 e Sub-18 do país, e foi nesse cenário que a jovem pernambucana Ramyres Santana Coelho sagrou-se a campeão feminina Sub-18 e conquistou a vaga para o pan-americano da categoria.

Apesar de tenra idade, Ramyres já conquistou outras duas vezes torneios dessa ordem (sendo o primeiro o Sub-14 em 2012, em Mendes/RJ e o Sub-16 em 2013, em Manaus/AM), podendo já ser considerada experiente nesse tipo de disputa, fator o qual já lhe concedia o posto de uma das favoritas do torneio.

Mesmo com a esfericidade nacional do evento, apenas 4 estados estiveram representados (Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Pernambuco), o que não minorou o grau de dificuldade do torneio, já que as principais atletas da categoria o prestigiaram.

Pernambuco foi o único estado do Norte-Nordeste que contou com atletas no torneio. Além da campeã, a petrolinense Ramyres Coelho, Pernambucano também esteve representado por Maria Izabel Queiroz dos Santos, da cidade de Afogados da Ingazeira, que terminou a competição em 24°.

Na edição desse ano do FENAJ, a WFM Ramyres teve de enfrentar além do frio e da longa viagem até o Sul, algumas das melhores jogadores do país na atualidade, como a WFM Julia Alboredo, que atualmente figura entre as 10 melhores do país, e a atual campeã brasileira Sub-20, Kathiê Librelato. Entretanto, a pernambucana não estava interessada e chegou à última rodada já com a certeza do título, pois após ter vencido às adversárias diretas ao título, já estava isolada na liderança do torneio com 1.0 ponto de vantagem em relação à segunda colocada, a catarinense Alaize Dall’Orsoletta, a qual Ramyres já havia vencido na quarta rodada. Portanto, observando o critério de confronto direto, o torneio foi decidido já no sábado à noite, e Ramyres pôde comemorar com antecedência mais um título importante em sua carreira.

Confira as primeiras colocadas do torneio: 



Confira os resultados e a classificação completa aqui: AQUI

A FPEX e todos os seus colaboradores parabenizam à Ramyres Coelho pelo feito e agradecem por levar o nome e o xadrez de Pernambuco para além das fronteiras do estado.