segunda-feira, 18 de maio de 2015

IM Pernambucano Yago Santiago Lidera o X Continental das Américas


Está rolando em Montevideo, no Uruguai, o X Continental das Américas. O torneio, considerado o mais forte do Continente, tem a participação de 153 jogadores de diversos países do continente e, dentre estes, o pernambucano Yago de Moura Santiago, atual pentacampeão do Nordeste.

Mais do que um torneio, o X Continental das Américas é uma das formas de se obter a classificação para o Campeonato Mundial de Xadrez, onde uma vez por ano, se reúnem os melhores enxadristas do planeta envoltos em um só objetivo, ser desafiante ao título mundial.

E o sonho de que um jogador do estado postule entre os maiores atletas de xadrez do mundo parece nunca ter estado tão perto. Após 4 rodadas do torneio, o recifense Yago de Moura Santiago é, por enquanto, o líder do torneio. E com os bons resultados de momento, a confiança só aumenta, e a depender da torcida pernambucana, o título do Continental terá de sobrevoar o Capibaribe.

O torneio, que atraiu a presença de 23 GMs, vê o modesto pré-ranqueado número 35 liderar o torneio, após vencer dois fortíssimos candidatos ao título. Na terceira rodada, Yago venceu o GM norte-americano Alex Yermolisnky e ao término da rodada, figurava na 6ª posição do torneio com 100% de aproveitamento, juntamente com mais 7 atletas, entre eles, o GM argentino Sandro Mareco, que foi a vítima de Yago na quarta rodada, realizada neste último domingo. Além da vitória, Yago ainda contou com resultados favoráveis nas primeiras mesas, e viu seus adversários diretos ficarem para trás na classificação parcial do torneio.

Confira a classificação após a quarta rodada:


Amanhã o pernambucano enfrenta, às 14h, com transmissão ao vivo no SITE OFICIAL, o GM paraguaio Axel Bachmann, válida pela 5ª rodada das 11 dessa fase do torneio, com previsão de término para domingo, 24.

Toda a torcida pernambucana está reunida. Nous sommes tous Yago. E nesse momento histórico, vale o lema que nos reúne em torno do xadrez: