quarta-feira, 29 de abril de 2015

Homenagem da FPEX ao Aniversário do MI Yago Santiago



17 de Abril de 1992. Uma sexta-feira santa. Um dia especial para o Xadrez de Pernambuco.

Foi nesse dia que nasceu aquele que se tornaria um dos maiores jogadores de Xadrez do estado e que levou o nome de Pernambuco ao mundo do fantástico Reino de Caíssa.

Com desculpas pelo atraso da homenagem, a FPEX e seus afiliados desejam ao Mestre Internacional Yago de Moura Santiago um feliz aniversário e que continue a levar os nomes de Recife e Pernambuco junto ao seu ao alto dos pódios mundiais.

Como primeiro pernambucano a obter o título de mestre internacional em xadrez, Yago de Moura Santiago começou no esporte ao 8 anos, por influência de seu pai, o jornalista Vandeck Santigo, e logo pôs o seu nome entre os dos imortais do xadrez do estado, além de ser considerado um dos principais jogadores brasileiros de xadrez de sua geração e um dos mais fortes enxadristas brasileiros em atividade. Com apenas 23 anos, Yago ainda postula grandes conquistas em sua carreira e pode ser novamente o primeiro pernambucano a obter o título máximo do xadrez mundial (já possuindo duas normas de grande mestre), pois os requisitos para isso, talento e determinação, não parecem ser problemas para o tetra e atual campeão do Nordeste.


A Yago de Moura Santiago, pela comemoração de seus 23 anos de idade. 

Recife, 29 de abril de 2015