quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PERNAMBUCO CHEGA MUITO FORTE NAS OLIMPÍADAS 2012.


Olimpíadas Escolares 2012, 12 a 14 anos, Poços de Caldas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As Olimpíadas Escolares a modalidade Xadrez vai ser realizada nos dia:

Dia 05.09 - Chegada dos alunos
Dia 06.09 - Congresso Técnico
Dia 07.09 - 1ª e 2ª rodada
Dia 08.09 - 3ª e 4ª rodada
Dia 09.09 - 5ª rodada e torneio de Blitz
Dia 10.09 - Saída dos alunos.

Sete cidades seguem na disputa pela sede das Olimpíadas Escolares 2014



Depois de analisar os pedidos de candidatura de 12 municípios interessados em sediar as Olimpíadas Escolares 2014, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já tem definidas as cidades que continuarão na disputa para receber a competição daqui a dois anos. São sete no total: João Pessoa (PB), Poços de Caldas (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Salvador (BA). 

"Para escolhermos uma cidade como sede das Olimpíadas Escolares precisamos levar em consideração três fatores fundamentais. Primeiro, a vontade política do governo; segundo, a capacidade da rede hoteleira local, pois serão delegações de todo o país hospedadas em hotéis da região; e terceiro, as instalações esportivas que receberão as competições ", explica Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB. "Uma equipe composta por membros do COB irá vistoriar cada uma das cidades para uma avaliação minuciosa, que apontará as vencedoras", completa.

As Olimpíadas Escolares acontecem sempre em duas cidades diferentes, cada uma responsável por determinada categoria: 12 a 14 anos ou 15 a 17 anos. Assim como vem fazendo desde a sua criação em 2005, o sistema de avaliação feito pelo COB segue o mesmo modelo implantado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para definir as cidades-sede de Jogos Olímpicos. Os sete municípios finalistas estão na disputa das duas categorias. 

"Adotamos o mesmo sistema do COI para candidaturas olímpicas. Isso garante que teremos um alto nível de qualidade e padrão de organização. Ao contrário dos anos anteriores, não estamos dividindo as finalistas para cada categoria específica. Todas as sete classificadas podem receber as competições de 12 a 14 ou de 15 a 17 anos", ressalta Hubner.

Realizada desde 2005, quando Brasília recebeu as delegações de todo o país, a competição é um grande celeiro de atletas. De lá surgiram grandes nomes do esporte nacional que hoje brilham internacionalmente.

"As Olimpíadas Escolares representam um grande investimento no aspecto social e educacional dos estudantes. São cerca de 40 mil escolas participantes com dois milhões de jovens em todo o Brasil. Esses números transformam-se em uma grande oportunidade de revelarmos atletas com potencial de conquistar resultados expressivos em competições de alto rendimento", afirma o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

Para escolher os vencedores, o Comitê Olímpico Brasileiro enviará uma comissão a cada uma das cidades finalistas para avaliar a infraestrutura e as instalações que receberão as competições de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As cidades vencedoras serão anunciadas em abril de 2013 na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio. Em 2012, as Olimpíadas Escolares serão realizadas em Poços de Caldas (MG) e Cuiabá (MT). Para 2013, já estão escolhidas como sedes as cidades de Natal (RN) e Belém (PA).